Luciano Tigre especialista em sobrevivência

 https://www.instagram.com/lucianotiggre/





Luciano Tigre nasceu em Pato Branco, Paraná, e é o mais velho de quatro irmãos. Para ele não existe nada mais sagrado que a ancestralidade contida na natureza – fazer fogo primitivo, por exemplo, é como acessar tribos perdidas no tempo, é reconectar-se; acesso direto a conhecimentos perdidos e esquecidos. Por isso, ele diz que sempre pede permissão aos ancestrais para fazer fogo, onde quer que ele esteja. Sob sua perspectiva, somente as artes mateiras e o conhecimento ancestral são aptos a lidar com aquilo que era selvagem no passado e é selvagem no presente.

Tudo que Tigre sabe de sobrevivência e vivência de mato vem de seu avô, que foi tropeiro e explorador das terras do sudoeste do Paraná, e dos dez anos que passou na Amazônia, em contato direto com índios e mateiros das etnias Karipuna, Kaxuyana e Kalinã no Estado do Amapá, na região do Oiapoque.

Quando serviu no Exército, estreitou os laços com índios da Amazônia. Ali mergulhou de vez na cultura indígena brasileira e foi convidado para estar nessas aldeias desde então. “Ali eu entendi a profunda leitura da natureza, como fluir com ela. Aprendi sobre plantas e todos os animais. Peixes, pedras e madeiras, fibras vegetais poderosas para cordas e a farmácia da floresta, dominada há milênios pelos índios e mateiros. Foi uma grande honra após alguns anos conquistar a confiança dos povos locais, atestando que eu não era apenas um curioso, mas sim alguém que desejava cuidar e propagar os conhecimentos. Leva-se tempo para ganhar ali o direito de aprender”.

Este contato todo com as tribos também despertou seu amor profundo pela música e pelos sons da natureza, que se baseiam na nota Fá. Tigre diz que o som de uma cachoeira, do vento nas folhas, da chuva e da maioria dos pássaros, todos se baseiam na nota Fá… São sons que reconectam o ser humano ao natural, ao ventre da natureza. Tigre toca sete instrumentos musicais: piano, violão, viola caipira, teclado, bateria, contrabaixo e guitarra elétrica, mesmo sem saber uma única nota de partitura. Aprendeu a escutar a selva com os índios e mateiros, e trouxe isto para o aprendizado dos instrumentos. Tigre é moldado na rusticidade e aspereza dos anos de vida militar na Amazônia, na convivência profunda com os índios e nas terras remotas brasileiras que o seu querido avô tropeiro David José Tigre lhe apresentou quando criança.

Fonte: https://www.portaltvstreaming.com.br/2022/08/discovery-estreia-temporada-inedita-de.html

Comentários